Para entender os índices de preços: uma visão moderna

Autores

  • Janes Ângelo de Souza ICSC – ONU

Resumo

Desde que foi instituída a “correção monetária” no Brasil, na década de 1960, tem se discutido qual é o índice de preços mais apropriado para fazer a correção de valores, ao longo do tempo, em uma economia inflacionária. Essa discussão persiste até hoje, mesmo depois que a inflação baixou e a economia foi parcialmente “desindexada”. Por outro lado, a existência de uma multiplicidade de indicadores com resultados bastante diversos cria muita confusão quanto à verdadeira taxa de inflação do País. O texto procura mostrar como surgiram os primeiros indicadores de preços no mundo em geral e no Brasil em particular, sua evolução, o surgimento de novos indicadores e a exclusão de índices tornados obsoletos. O texto procura definir o verdadeiro significado dos vários índices calculados por diferentes organizações no Brasil e faz uma analise comparativa de sua evolução de longo prazo. Especial atenção é dada à definição universal dos Índices de Preços ao Consumidor como indicador geral de inflação e usos inapropriados de certos índices para determinados fins, como a indexação de aluguéis e tarifas de serviços públicos pelo IGP-M. Finalmente, o autor faz uma proposta para definir o conjunto de índices que melhor se aplicariam aos vários fins de uma economia moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janes Ângelo de Souza, ICSC – ONU

Diretor (aposentado) da Divisão de Custo de Vida da ONU (ICSC – ONU); ex-chefe do Departamento de Economia (PUC-RJ); ex-professor (EPGE-IBRE-FGV); ex-professor de Economia (UFRJ).

Downloads

Publicado

2009-06-25

Como Citar

de Souza, J. Ângelo. (2009). Para entender os índices de preços: uma visão moderna. Revista De Economia Mackenzie, 2(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/769

Edição

Seção

Artigos