Decomposição dos Ciclos do PIB Brasileiro

Autores

  • Celso de Campos Toledo Neto
  • Eraldo Genin Fiori Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O artigo aplica uma abordagem estrutural para isolar o “hiato do produto”. A aplicação de uma metodologia de ontabilidade de ciclos permite segmentar as flutuações da produção industrial brasileira originadas em choques de produtividade e choques que distorcem as escolhas das famílias entre trabalho e consumo. Esta decomposição estrutural permite definir uma medida de produto potencial mais afinada com a teoria econômica. Verificou-se que a maior parte das flutuações cíclicas do produto industrial deve-se a choques de produtividade. Se isso procede, o “hiato do produto” medido por meio de filtros contém, na verdade, variações do produto potencial. Consequentemente, a política monetária pode estar sendo calibrada de forma perversa. A mudança metodológica afeta sensivelmente os resultados relevantes do modelo de metas de inflação. Em particular, o efeito do juro real sobre o “hiato do produto” medido dessa forma é significativamente menor do que o medido de forma convencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso de Campos Toledo Neto

Doutor em Economia pela Faculdade de Administração,

Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Graduado em Economia pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Downloads

Como Citar

Neto, C. de C. T., & Fiori, E. G. (2009). Decomposição dos Ciclos do PIB Brasileiro. Revista De Economia Mackenzie, 7(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/506

Edição

Seção

Artigos