Modelos ortogonais para a estimativa multivariada de VAR (Value-at-risk) para risco de mercado: um estudo de caso comparativo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo explorar diferentes modelos de estimativa da distribuição conjunta de fatores para risco de mercado, com ênfase nos modelos ortogonais. Foram explorados cinco modelos: 1. o de correlação condicional dinâmica (DCC); 2. o de ortogonais (ou por componentes principais); 3. o tradicional RiskMetrics EWMA com fator de decaimento 0.94; 4. o com otimização de parâmetros GARCH e correlação EWMA; e 5. o de aproximação para valores extremos. Todos os modelos foram explorados de forma empírica, com o uso de uma série de carteiras previamente selecionada, incluindo dados da ETTJ brasileira durante o período da crise financeira de 2008. Os resultados indicam uso favorável do modelo de componentes principais.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.