Private Label: o potencial impacto no mercado de medicamentos no Brasil

Autores

  • Ronaldo Raemy Rangel Pontifícia Universidade Católica de Mina Gerais
  • Luan Vinicius Bernardelli Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Rogério Alves Brene Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir como a liberação de private label alteraria a dinâmica da indústria com a, eventual, concentração o poder do varejista no mercado de medicamentos. Para tanto, serão levantados aspectos teóricos importantes, fundamentados, por exemplo, na teoria de Michael Porter (Cinco Forças Competitivas e Cadeia de Valor). Como resultado do estudo, percebe-se que as marcas próprias podem obter condições contratuais mais favoráveis dos fabricantes, aumentando suas quotas de mercado em detrimento da concorrência e do próprio consumidor. Embora o estudo apresente elementos importantes para a discussão, faz-se necessário ampliar a discussão quanto a ligação entre marcas próprias e o poder de compra abusivo, as tendências observadas, nos casos analisados, justificam a preocupação com prováveis efeitos anticompetitivos, em especial no mercado brasileiro medicamentos.

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Biografia do Autor

Ronaldo Raemy Rangel, Pontifícia Universidade Católica de Mina Gerais

Possui graduação em Ciências Econômicas e especialização em Finanças Corporativas pela Universidade Candido Mendes, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Desenvolvimento Econômico (área de concentração História Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de pós-graduação da PUC-Minas, mentor at Booth School of Business Executive Education, professor visitante e coordenador dos programas em Inteligência Empresarial e em Governança Corporativa e Gestão de Alta Performance da Fundação Getulio Vargas e pesquisador convidado na Faculdade de Economia da UFF . É sócio de consultoria especializada em Estudos e Projetos e atua principalmente nos temas: concorrência; governança e continuidade e; inteligência em negócios.

Luan Vinicius Bernardelli, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) - UFG. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Foi Visiting Scholar na Southern Cross University (supervisor: Dr. Michael Kortt). Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Atua nas áreas de Finanças corporativas, Finanças Públicas, Economia Regional, Economia da Religião e Economia da Saúde. Também atua como revisor ad hoc em diversos periódicos nacionais e internacionais.

Paulo Rogério Alves Brene, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2000), Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes (2005) e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2013). Professor Associado do Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

Rangel, R. R., Bernardelli, L. V., & Brene, P. R. A. (2025). Private Label: o potencial impacto no mercado de medicamentos no Brasil. Revista De Economia Mackenzie, 21(2), 40–57. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/16865