O Impacto da Taxa de Câmbio no Apreçamento de Opções no Brasil–Uma Análise Comparativa entre um Modelo de Rede Neural e o Modelo de Black & Scholes
Resumo
O principal objetivo deste artigo é avaliar o impacto da volatilidade da taxa de câmbio no cálculo do apreçamento de opções por meio da técnica das redes neurais, tendo em vista as limitações do Modelo de Black & Scholes. Nesse sentido, um modelo de rede neural feedforward, multicamada, com algoritmo de treinamento backpropagation, foi desenvolvido para realizar a previsão de preços das opções da empresa Telemar Participações S. A. Os resultados do modelo mostram estimativas de preços aproximados dos valores reais, especialmente quando se inclui a taxa de câmbio, confirmando que, no período analisado, as redes neurais são superiores as estimativas do Modelo Black & Scholes no apreçamento de opções. A inclusão do câmbio na técnica das redes neurais acarretou melhora no apreçamento de opções, influenciando o preço do ativo-objeto em razão da temporária arbitragem de cotações entre os mercados nacional e internacional onde a empresa possui registro de negociação em bolsa de valores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.