Determinantes das exportações estaduais brasileiras no setor têxtil e de confecções no comércio bilateral com a China

Autores

  • Gabriela Carine Brito Costa Mestranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGECON da Universidade Federal de Pernambuco. Campus Acadêmico do Agreste.
  • Monaliza de Oliveira Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O estudo analisou os determinantes das exportações brasileiras do setor têxtil e de confecções para a China, por estado, no período de 2002 a 2017, utilizando um painel dinâmico através do Método dos Momentos Generalizados (GMM). As principais variáveis consideradas foram renda externa, PIB estadual e taxa de câmbio real, todas ponderadas pelo peso do comércio bilateral de têxteis de cada estado brasileiro com a China. Os resultados apontaram que as exportações de têxteis dos estados brasileiros para China são determinados pela renda externa, o PIB da China (lado da demanda), e pelo PIB estadual (lado da oferta). A China tem se tornado nos últimos anos um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e é o principal parceiro comercial no setor têxtil e de confecções. Os estados brasileiros podem criar dinamismos no comércio internacional, independente da estrutura federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Carine Brito Costa, Mestranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGECON da Universidade Federal de Pernambuco. Campus Acadêmico do Agreste.

Mestranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGECON da Universidade Federal de Pernambuco. Campus Acadêmico do Agreste.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

Brito Costa, G. C., & de Oliveira Ferreira, M. (2023). Determinantes das exportações estaduais brasileiras no setor têxtil e de confecções no comércio bilateral com a China. Revista De Economia Mackenzie, 19(2), 39–54. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/14711

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)