Uso de mídias eletrônicas e problemas emocionais/comportamentais entre crianças brasileiras durante a pandemia de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Tempo de tela, Crianças, Problemas comportamentais, Pandemia, Mídias eletrônicas

Resumo

Para reduzir a propagação do novo coronavírus, medidas de isolamento/ distanciamento social foram adotadas, como fechamento de escolas e adoção de ensino remoto. Nesse cenário, houve consequências à rotina das crianças, como o aumento no tempo de tela e exposição a mídias eletrônicas (ME). Objetivou-se verificar se a exposição a diferentes ME alteraria as chances de problemas emocionais/comportamentais clínicos entre crianças (7-11 anos) durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva dos responsáveis. Totalizaram-se 277 respondentes, que preencheram de forma on-line a Ficha de Dados Sociodemográficos, o Formulário dos Pais sobre Uso de Aparelhos Eletrônicos (Media Activity Form – Parent Report – MAF-P) e o Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes (Child Behavior Checklist – CBCL/6-18), entre 10 de junho e 10 de agosto de 2020. Realizaram-se regressões logísticas multivariadas, tendo como desfecho cada escala de problemas emocionais/comportamentais do CBCL/6-18, e como preditor utilizou-se o total de horas em cada ME. Maior tempo em redes sociais, criando conteúdo on-line, em aplicativos de comunicação por texto e ligações, e para fins escolares aumentou as chances em pontuações clínicas em problemas somáticos e de conduta. Já maior tempo visualizando vídeos em canais de comunicação e acessando sites de diversão/ informação diminuiu as chances de pontuações clínicas em problemas comportamentais/emocionais. Deve-se pensar se o pós-pandemia e o retorno presencial às atividades modificarão as relações entre o tempo de uso e as chances de problemas em nível clínico. Além disso, deve-se pensar em como se dá o uso de ME por crianças, suas funções e o conteúdo utilizado, a fim de elaborar estratégias para o uso nessa faixa etária e manejo parental para tal exposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A.; TURNER L. V.; ALTHOFF R. R. Internalizing/externalizing problems: review and recommendations for clinical and research applications. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 55, p. 647-656, 2016. DOI: 10.1016/j.jaac.2016.05.012

ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Manual for the ASEBA school-age forms & profiles: an integrated system of multi-informant assessment. Research Center for Children, Youth, & Families. Burlington: University of Vermont, 2001.

ACHENBACH, T. M. Media activity form: parent report. Research Center for Children, Youths, and Families. Burlington: University of Vermont, 2018.

AHMED, G. K.; ABDALLA, A. A.; MOHAMED, A. M.; MOHAMED, L. A.; SHAMAA, H. A. Relationship between time spent playing internet gaming apps and behavioral problems, sleep problems, alexithymia, and emotion dysregulations in children: a multicentre study. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, v. 16, p. 1-11, 2022. DOI: 10.1186/s13034-022-00502-w

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Council on communications and media. Electronic documentation in Pediatrics: The rationale and functionality requirements. Official Journal of the American Academy of Pediatrics, v. 146, e20201682, 2020.

APPEL, H. A.; GERLACH, J. C. The interplay between Facebook use, social comparison, envy, and depression. Current Opinion in Psychology, v. 15, p. 44-46, 2016 DOI: 10.1016/j.copsyc.2015.10.006

BOLSONI-SILVA, A. T.; DEL PRETTE, A. Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de terapia comportamental e cognitiva, v. 5, p. 91-103, 2003.

BOZZOLA, E.; SPINA, G.; AGOSTINIANI, R.; BARNI, S.; RUSSO, R.; SCARPATO, E.; DI MAURO, A.; DI STEFANO, A. V.; CARUSO, C.; CORSELLO, G.; STAIANO, A. The use of social media in children and adolescents: scoping review on the potential risks. International Journal of Environmental Research Public Health, v. 19, p. 1-33, n. 16, 2022. DOI: 10.3390/ijerph19169960

CAMERINI, A.-L. et al. The impact of screen time and green time on mental health in children and adolescents during the Covid-19 pandemic. Computers in Human Behavior Reports, v. 7, p.1-11, 2022. DOI: 10.1016/j.chbr.2022.100204

CHOI, Y.; LEE, D. Y.; LEE, S.; PARK, E.; YOO, H. J.; SHIN, Y. Association between screen overuse and behavioral and emotional problems in Elementary School Children. Soa Chongsonyon Chongsin Uihak, v. 32, p. 154-160, 2021. DOI: 10.5765/jkacap.210015

COURTNEY, D.; WATSON, P.; BATTAGLIA, M.; MULSANT, B. H.; SZATMARI, P. Covid-19 impacts in child and youth anxiety and depression: challenges and opportunities. The Canadian Journal of Psychiatry, v. 65, n. 10, p. 688-691, 2020. DOI: 10.1177/0706743720935646

DE PASQUALE, C.; CHIAPPEDI, M.; SCIACCA, F.; MARTINELLI, V.; HICHY, Z. Online videogames use and anxiety in children during the Covid-19 pandemic. Children, v. 8, p.1-8, n. 3, 2021. DOI: 10.3390/children8030205

GUERON-SELA, N.; SHALEV, I.; GORDON-HACKER, A.; EGOTUBOV, A.; BARR, R. Screen media exposure and behavioral adjustment in early childhood during and after Covid-19 home lockdown periods. Computers In Human Behavior, v. 140, p. 1-11, 2023. DOI: 10.1016/j.chb.2022.107572

KAMALEDDINE, A. N.; ANTAR, H. A.; ALI, B. T. A.; HAMMOUDI, S. F.; LEE, J.; BHANG, S. Y.; CHUNG, S.; SALAMEH, P. Effect of screen time on physical and mental health and eating habits during Covid-19 lockdown in Lebanon. Psychiatry Investigation, v. 19, p. 220-228, 2022. DOI: 10.30773/pi.2021.0239

LI, X.; VANDERLOO, L. M.; KEOWN-STONEMAN, C. D. G; TOMBEAU, K.; CHARACH, A.; MAGUIRE, J. L.; MONGA, S.; CROSBIE, J.; BURTON, C.; ANAGNOSTOU, E.; GEORGIADES, S.; NICOLSON, R.; KELLEY, E.; AYUB, M.; KORCZAK, D. J.; BIRKEN, C. S. Screen use and mental health symptoms in Canadian children and youth during the Covid-19 pandemic. Jama Network Open, v. 4, p. 1-20, n. 12, 2021. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.40875

MADIGAN, S.; ERICH, R.; PADOR, P.; MCARTHUR, B. A.; NEVILLE, R. D. Assessment of changes in child and adolescent screen time during the Covid-19 pandemic. Jama Pediatrics, v. 176, n. 12, p. 1188–1198, 2022. Disponível em: 10.1001/jamapediatrics.2022.4116

MESCE, M.; RAGONA, A.; CIMINO, S.; CERNIGLIA, L. The impact of media on children during the Covid-19 pandemic: a narrative review. Heliyon, v. 8, p. 1-9, n. 12, 2022. DOI: 10.1016/j.heliyon.2022.e12489

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCov). Boletim Epidemiológico, 4 fev. 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/04/Boletim-epidemiologico-SVS-04fev20.pdf. Acesso em: 12 de jun. de 2023.

MONTEIRO, R.; ROCHA, N. B.; FERNANDES, S. Are emotional and behavioral problems of infants and children aged younger than 7 years related to screen time exposure during the coronavirus disease 2019 confinement? An exploratory study in Portugal. Front Psychol, v. 12, p. 1-9, 2021. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.590279

NAGATA, J. M.; MAGID, H. S. A.; GABRIEL, K. P. Screen time for children and adolescents during the coronavirus disease 2019 pandemic. Obesity, v. 28, p. 1582-1583, 2020. DOI: 10.1002/oby.22917

OKADA, S.; DOI, S.; ISUMI, A.; FUJIWARA, T. The association between mobile devices use and behavior problems among fourth grade children in Japan. Psychiatry and Clinical Neurosciences, v. 75, p. 286-293, 2021. DOI: 10.1111/pcn.13283

OSWALD, T. K.; RUMBOLD, A. R.; KEDZIOR, S. G. E.; MOORE, V. M. Psychological impacts of “screen time” and “green time” for children and adolescents: a systematic scoping review. PLOS ONE, v. 15, p. 1-52 n. 9, 2020. DOI: 10.1371/journal.pone.0237725

POKHREL, S.; CHHETRI, R. Uma revisão da literatura sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no ensino e na aprendizagem. Ensino Superior para o Futuro, v. 8, p. 133-141, 2021. DOI: 10.1177/2347631120983481

RIDEOUT, V.; ROBB, M. B. The Common sense census: media use by kids age zero to eight, 2020. Common Sense Media, 2020. Disponível em: https://www.commonsensemedia.org/sites/default/files/research/report/2020_zero_to_eight_census_final_web.pdf. Acesso em: 5 Jun. 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Orientação. Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (2019-2021). 2020. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/manual-de-orientacao-grupo-de-trabalho-saude-na-era-digital-2019-2021-menos-telas-mais-saude/. Acesso em: 10 de Jun. de 2023.

TAKAHASHI, F.; HONDA, H. Prevalence of clinical‐level emotional/behavioral problems in schoolchildren during the coronavirus disease 2019 pandemic in Japan: a prospective cohort study. JCPP Advances, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2021. DOI: 10.1111/jcv2.12007

TWENGE, J. M.; FARLEY, E. Not all screen time is created equal: associations with mental health vary by activity and gender. Social Psychiatry And Psychiatric Epidemiology, v. 56, n. 2, p. 207-217. DOI: 10.1007/s00127-020-01906-9

Downloads

Publicado

25-09-2024

Edição

Seção

Artigos