O processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA nas escolas regulares

uma revisão de teses e dissertações

Resumo

Esta pesquisa investigou como tem acontecido o processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA em escolas regulares. Assim, foi feita uma pesquisa documental, na qual foram usados documentos do Banco de teses e dissertações portal do IBICT. Os resultados revelam que, embora a legislação tenha proporcionado algumas garantias e, o número de alunos com TEA em escolas regulares tem crescido, a inclusão e a aprendizagem ainda são desafios, pois incluir não significa só fazer a matrícula. A escola regular ainda tem muito a fazer, como por exemplo, a adaptação de suas estruturas físicas, mudanças nas suas ações pedagógicas e em seus currículos. Também é preciso investir na formação continuada dos docentes, pois a formação inicial destes não os tem preparado para lidar com os alunos com TEA.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, lotada no departamento de Educação. Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Engenheira Eletricista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Técnica em Eletrônica pelo CEFET-MG. Foi Diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004 a 2017). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Pesquisa os seguintes temas: educação a distância, educação tecnológica, neuroeducação e novas tecnologias.

Vitor Gabriel Ribeiro Grossi

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Viçosa.

Afiliação: Médico Assistente do Departamento de Anatomia Patológica do HC- FMUSP

Breno Henrique Ribeiro Grossi

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Afiliação: Universidade Federal de Ouro Preto.

 

 

Publicado
2020-07-16
Como Citar
Gorett Ribeiro Grossi, M., Gabriel Ribeiro Grossi, V., & Henrique Ribeiro Grossi, B. (2020). O processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA nas escolas regulares. Cadernos De Pós-Graduação Em Distúrbios Do Desenvolvimento, 20(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/12912
Seção
Artigos