FATORES AMBIENTAIS DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN CONFORME A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF)

Autores

  • Júlia Ferreira Brandão Centro Universitário Cesmac
  • Joyce de Souza Miranda Centro Universitário Cesmac
  • Shirley da Silva Santos Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Clarissa Cotrim dos Anjos Centro Universitário Cesmac Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Thays Cristine Ferro Wanderley Centro Universitário Cesmac
  • Renata Sampaio Rodrigues Soutinho Centro Universitário Cesmac

Resumo

Introdução: Na Síndrome Down (SD), o ambiente é um fator importante no desenvolvimento, podendo esse ser um facilitador ou uma barreira para o aprendizado. É o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) que ajuda a identificar as reais necessidades do paciente. Objetivo: Descrever as características de um grupo de crianças com SD quanto aos fatores ambientais por meio da CIF, em um Centro Especializado em Reabilitação (CER) de uma universidade pública no Estado de Alagoas. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de característica quantitativa, realizado com 10 crianças com SD e que realizavam acompanhamento fisioterapêutico. Utilizou-se de instrumento de coleta de dados para os aspectos sociodemográficos e os aspectos reabilitacionais e o uso da CIF para a coleta dos fatores ambientais. Resultados: Verificou-se que produtos e tecnologias foram considerados como os principais facilitadores para o desempenho das crianças. O apoio de família nuclear/parentes, a presença de cuidadores e de assistentes pessoais, a presença dos profissionais de saúde e a disponibilidade dos serviços de transporte e de educação, são apontados como as principais barreiras. Considerações finais: A identificação dos fatores ambientais por meio da utilização da CIF proporcionou o reconhecimento dos aspectos modificáveis para melhorar o desempenho da criança na terapia o que irá refletir nos diversos contextos no qual a criança estará inserida (domiciliar/escolar). Mas, sabe-se que a mudança em aspectos tão complexos, vão além da prática fisioterapêutica, mas, o reconhecimento da interferência de tais fatores consiste no primeiro passo.

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Publicado

28-01-2020

Edição

Seção

Artigos