Análise e caracterização das Salas de Recursos Multifuncionais no ensino fundamental I no município de Aracruz, Espírito Santo

Autores

  • Renato Crescêncio Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Décio Brunoni Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Introdução: As diretrizes nacionais sobre a educação inclusiva estão bem estabelecidas nos documentos oficiais que tratam do assunto. Todavia, é necessário que os municípios elaborem estratégias para atender a essa demanda. Objetivo: Análise documental dos dados relativos à escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial e caracterização das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) do ensino fundamental I da rede pública no município de Aracruz/Espírito Santo. Método: A primeira parte do trabalho deteve-se na pesquisa documental e bibliográfica, tendo como base a análise de artigos científicos, livros, pesquisas já realizadas sobre o tema e levantamento de dados estatísticos. A segunda foi o trabalho de campo caracterizado por visita a seis escolas-polo das 24 existentes no município de Aracruz e análises das pastas da documentação dos 50 alunos. Amostra: Foram analisados documentos de 50 alunos, escolhidos entre os 154 do ensino fundamental I, matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em 2017. Resultados: A proposta do atendimento educacional especializado no ensino fundamental no município de Aracruz, no Espírito Santo, está baseada nas diretrizes do Ministério da Educação e na legislação vigente. A documentação dos alunos matriculados permite conhecer a condição da deficiência, mas não permite ao professor estabelecer vínculo entre o planejamento de ensino e as particularidades do aluno com deficiência.

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Publicado

18-01-2019

Edição

Seção

Artigos