Qualidade de vida de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: revisão da literatura

  • Maria Paula Miranda Chaim Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Sebastião Benício da Costa Neto Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Fabiana Regina da Silva Grossi Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Aminny Farias Pereira Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma alteração no neurodesenvolvimento, que se manifestanoiníciodainfânciaequetemtrazidoindagaçõespertinentesnoâmbitocientífico porsetratardeumdiagnósticoqueatinge1%dapopulaçãogeral eaindanãoapresentauma causa etiológica definida. A família da criança com TEA , necessita de cuidado e suporte de profissionais habilitados. Considerando isso, este artigo trata-se de uma revisão sistemática daliteratura,comafinalidadederesponderasseguintesperguntas:Qualoestadodaartedas investigações sobre a QV dos pais de crianças com TEA? Quais as principais características que a literatura evidencia sobre o tema? Assim, o objetivo foi analisar a produção científica publicada nos anos de 2016 e 2017sobre a temática. A busca bibliográfica foi realizada no PortalCapes,incluindoosdescritores:“QualidadedeVida”e“Cuidadores”combinadacom “Autismo”, nos idiomas português e inglês. Foram identificados 746 artigos, destes 18 se enquadraram nos critérios pré-estabelecidos. Constatou-se que os estudos nesta temática ainda são precários e, dentre os existentes, tem-se uma expressividade de dados que descrevem que os cuidadores de crianças em TEA apresentam prejuízos relacionados aos fatores psicológicos e a ausência de suportesocial.

Biografia do Autor

Maria Paula Miranda Chaim, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Psicóloga; Mestre em Psicologia com ênfase em Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde pela PUC-GO; Terapeuta Floortime Player pelo CDI; Terapeuta DIR/Floortime, em formação pela Profectum - USA; Membro associada da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins - ABENEPI; Psicóloga infantil e famíliar no Espaço Terapêutico - Caminhando Pela Infância; Psicóloga voluntária no Hospital das Clínicas - Ambulatório de Psiquiatria e Neuropediatria; Supervisora do Grupo de Estudos - Ampliando Conhecimento sobre a Infância; Idealizadora e Responsável pelo Grupo Terapêutico - Colônia de Férias para crianças com necessidades especiais; Especializanda em Gestalt-Terapia; Idealizadora e responsável pelo Espaço Terapêutico e Projeto Virtual "Caminhando pela Infância" presente no Facebook, Instagram e site. Possui conhecimentos e formações em diversas metodologias e estratégias para auxiliar no desenvolvimento das crianças como: PECS - Sistema de Comunicação por Troca de Figuras); Curso de Integração Sensorial; Fundamentos Teóricos e Práticos da abordagem TEACCH; e Psicoterapia e Desenvolvimento de Bebês. Autora do livro: "Criança Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista: Interface entre Floortime e Gestalt-terapia.
Sebastião Benício da Costa Neto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Professor Adjunto II, orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no período de 2006 a 2008. Membro de Grupos de Trabalho da ANPEPP desde 2006. Possui graduação, Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela PUC Goiás - antes Universidade Católica de Goiás (1988), especialização em psicologia hospitalar (CEPAN/Goiânia, 1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002 - Estágio doutoral no Hospital Universitário Gregório Marañon/Unidade Oncológica Príncipe de Astúrias - MADRID) e pós-doutorado em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com trabalho na área de Editoração de Revista Científica em Psicologia. Foi Coordenador do Serviço de Psicologia da Fundação Leide das Neves Ferreira, trabalhando com radioacidentados pelo Césio-137, em Goiânia (1989-1991). Atualmente é psicólogo hospitalar da Universidade Federal de Goiás, Ex-Chefe da Seção de Psicologia do HC/UFG, Ex-Coordenador dos Serviços Multiprofissionais de Saúde do HC/UFG; Ex-Coordenador Geral dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional do Hospital das Clínicas da UFG (2013-2015), Ex-Coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Área da Saúde da Universidade Federal de Goiás (COREMU UFG - 2014/2016) e Ex-Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP - 2010/2012; 2013/2015). Foi membro da Comissão de Certificação da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia - SBPO (2006 a 2010), tesoureiro da Asociacion Latinoamericana de Psicología de la Salud - ALAPSA (2005-2008) e da ALAPSA BRASIL (2007-2012). Atuou como Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Psicologia 9a Região - Goiás e Tocantins (2007-2010). Tem certificação em Psicologia da Saúde pela Associação Latinoamericana de Psicologia da Saúde (ALAPSA Brasil) e em Psico-Oncologia pela SBPO. Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: qualidade de vida, psicologia da saúde e educação interprofissional em saúde. Em 2018/1, está concluindo segundo pós-doutoramento na Escola de Psicologia da Universidade do Minho ? Portugal, com o tema da educação interprofissional em saúde.
Fabiana Regina da Silva Grossi, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). É especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade para o desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (2009). É mestre pela Universidade Católica Dom Bosco, área de concentração Psicologia da Saúde e linha de pesquisa Aspectos Psicossocioculturais e psicologia da saúde. Possui especialização pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e FioCruz em Saúde da Família. Doutoranda em Psicologia, linha de pesquisa psicopatologia clínica e psicologia da saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (GO). Atualmente é professora no curso de Psicologia na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF).
Aminny Farias Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Acadêmica do nono período de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO). Monitora da disciplina Matrizes do Pensamento Psicológico II: Humanismo, Fenomenologia e Gestalt, ministrada pela professora Dra. Virginia E. Suassuna Martins Costa, iniciada em 2015/2, em andamento. Monitora da Disciplina de Clínica em Psicologia II com enfase em Gestalt-Terapia, ministrada pela professora Marta Carmo, iniciada em 2017/1, e finalizada em 2017/1. Monitora da Disciplina de Estágio Básico Supervisionado VII com ênfase em Gestalt-terapia, ministrada pela professora Dra. Virginia E. Suassuna Martins Costa, iniciada em 2018/1, em andamento. Participa de diversas atividades relacionadas a área clínica em Gestalt-Terapia e Transtorno do Espectro Autista. Participa do Programa Interdisciplinar da Mulher- Estudos e Pesquisas que está inserido nos Programas de Extensão da PUC GO.

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Publicado
2019-07-30
Como Citar
Chaim, M. P. M., Costa Neto, S. B. da, Grossi, F. R. da S., & Pereira, A. F. (2019). Qualidade de vida de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: revisão da literatura. Cadernos De Pós-Graduação Em Distúrbios Do Desenvolvimento, 19(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11664
Seção
Artigos