Mapeamento dos serviços que prestam atendimento a pessoas com transtornos do espectro autista no Brasil

Autores

  • Joana Portolese
  • Daniela Bordini
  • Rosane Lowenthal
  • Elaine Cristina Zachi
  • Cristiane Silvestre de Paula

Resumo

Introdução: no Brasil, o Sistema Único de Saúde-SUS deveria atender a maior parte da assistência a indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo-TEA, mas não existem dados disponíveis neste campo. Objetivo: mapear as instituições brasileiras que prestam atendimento a indivíduos com TEA. Método: foram coletadas informações através de cadastros da Secretaria Estadual de Saúde, das Associações de Amigos do Autista-AMAs e consultas na internet. As instituições foram contatadas visando ao levantamento de informações sobre o público-alvo e características do serviço. Resultados: verificaram-se 650 instituições, das quais a maioria concentra-se nas regiões Sudeste e Sul. A maior parte consiste nas Associações de Pais Amigos dos Excepcionais-APAEs, seguidas pelos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil-CAPSIs e AMAs. Há predominância do atendimento à infância e adolescência. O atendimento multiprofissional foi mais frequente e dentre as abordagens teóricas destacam-se os métodos TEACCH, Psicoeducação e ABA. Conclusões: o número de instituições para atendimento aos indivíduos com TEA é insuficiente, distribuído de modo irregular no país e carece no atendimento a jovens e adultos. A variabilidade das características dos serviços revela falta de padronização quanto aos procedimentos adotados. O conhecimento dessas informações pode auxiliar no desenvolvimento de novas propostas de assistência com base em evidencias científicas.
Palavras-chave: autismo, serviços de atendimento, intervenção multidisciplinar, Brasil.

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Publicado

20-03-2018

Como Citar

Portolese, J., Bordini, D., Lowenthal, R., Zachi, E. C., & de Paula, C. S. (2018). Mapeamento dos serviços que prestam atendimento a pessoas com transtornos do espectro autista no Brasil. Cadernos De Pós-Graduação Em Distúrbios Do Desenvolvimento, 17(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11322

Edição

Seção

Artigos