"M-learning": Uma ferramenta eletrônica para professores para a identificação de sinais de desatenção e hiperatividade

Autores

  • Sarah Isabella Maas Naville
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Resumo

Sinais comportamentais de desatenção e hiperatividade/impulsividade em crianças no ambiente escolar podem diminuir as oportunidades de relacionamento socialmente competente e o desenvolvimento de competências acadêmicas. A percepção do professor e sua capacidade para intervenção dependem de acesso à informação sobre o tema. O objetivo do estudo foi desenvolver uma ferramenta eletrônica para a capacitação de professores na identificação e manejo comportamental de sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade em sala de aula, acessível em dispositivos móveis pessoais com acesso à internet, realizado em 2 fases: 1. Construção da Ferramenta. 2. Avaliação da Ferramenta por um grupo de professores. Resultados: a ferramenta foi desenvolvida e acessada a partir de aparelhos “smartphones” por professores de Educação Básica e a modalidade “M-learning” teve aceitação de 84,6% dos participantes. Considera-se que a ferramenta possibilitará a transposição de conteúdos de mídia impressa para mídias interativas e móveis permitindo ao professor um monitorar o comportamento do aluno, bem como o desenvolvimento de intervenções em ambiente escolar para a diminuição de padrões comportamentais de desatenção e hiperatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-03-2018

Edição

Seção

Artigos