A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas

Autores

  • Karize Younes Barberini

Resumo

Com o advento do processo inclusivo, o tema Escolarização do Autista passa a ser discutido nos diferentes níveis educacionais. Ao acreditar que todos os alunos devem ser atendidos em suas necessidades, o processo de escolarização perpassa por características diversas dos alunos que estão sendo atendidos pelo ensino regular. Nesse sentido questionase a existência de práticas pedagógicas diferenciadas para escolarizar alunos diagnosticados com autismo no ensino regular. Para responder esta questão, este trabalho tem como objetivo identificar se existem práticas pedagógicas diferenciadas para atender alunos diagnosticados com autismo no ensino regular. A metodologia deste estudo possui uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos a observação das práticas desenvolvidas e a aplicação de um questionário direcionado às professoras regentes das turmas avaliadas. A observação em sala de aula e a análise dos questionários mostram as dificuldades encontradas pelas professoras em aplicar atividades para os alunos com autismo por não conhecerem as práticas pedagógicas voltadas para a aprendizagem desses alunos, contudo, utilizam materiais diferenciados como um auxílio na execução das atividades, disponibilizando, também, esses recursos para os demais alunos. Dessa maneira, visando a inclusão dos alunos com autismo no ambiente escolar, as atividades são iguais para toda a turma.

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Publicado

20-03-2018

Como Citar

Barberini, K. Y. (2018). A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cadernos De Pós-Graduação Em Distúrbios Do Desenvolvimento, 16(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11291

Edição

Seção

Artigos