Avaliação interdisciplinar do transtorno do espectro do autismo e comorbidades: Caso de um diagnóstico tardio
Resumo
O diagnóstico interdisciplinar é essencial na correta identificação de muitas condições do desenvolvimento, cujos sintomas podem passar despercebidos devido a disfunções em outras áreas do desenvolvimento, que podem mascarar os sinais diagnósticos que caracterizam uma determinada condição. No caso do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o presente trabalho, em um estudo de caso (HB, 12 anos), mostra como a combinação de avaliação psicológica e fonoaudiológica, conduzida por profissionais competentes, propiciou que HB fosse diagnosticado com TEA. Devido à pluralidade de sintomas, como o atraso não progressivo do desenvolvimento neuropsicomotor, hipotonia congênita global e dificuldade relevante na linguagem expressiva, a hipótese diagnóstica do TEA nunca havia sido levantada, apesar de HB ter estado em acompanhamento por diversos profissionais desde tenra idade. Dessa forma, é de extrema importância sinalizar aos profissionais de saúde sobre a diversidade sintomatológica do autismo e sobre a necessidade do diálogo entre diferentes olhares clínicos, para melhor identificação do TEA em todas as suas formas de expressão. Por fim, foi apontado recomendações clínicas e escolares para lidar com essa condição.Downloads
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