Avaliação dinâmica e produção textual: evidências de validade para o TIDE no fundamental II

Autores

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
  • Andreza Schiavoni
  • Alessandra Agostinho
  • Anelise Silva Dias

Resumo

O Teste Informatizado e Dinâmico da Escrita –TIDE visa avaliar e orientar o estudante sobre a utilização das estratégias que facilitem o processo de produção de textos, levando em consideração os processos de planejamento, tradução e revisão. Para tanto, o presente estudo buscou evidências de validade de estrutura interna e por meio de variável externa para o TIDE aplicado a escolares do 6º e 9º ano e caracterizou seu desempenho em produção escrita num teste dinâmico. Participaram 127 estudantes, com idades entre 10 e 15 anos, sendo 53,7% do sexo feminino, matriculados em duas escolas do interior de São Paulo escolhidas pela nota do SARESP. Os estudantes responderam individualmente em computadores o TIDE. Os resultados apontam diferença estatisticamente significativa entre o número de palavras do módulo inicial para o final. Foram observadas correlações positivas e significativas entre o número de palavras do texto inicial e final com a nota em língua portuguesa para os dois módulos. Verificaram-se evidências de validade para o instrumento, porém destaca-se a necessidade da realização de mais estudos para corroborar tais resultados.

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Publicado

20-03-2018

Edição

Seção

Artigos