Uso de teste de cancelamento para avaliação da atenção ao longo do desenvolvimento de crianças no ensino fundamental I

Autores

  • Vera Rocha Reis Lellis
  • Carla Nunes Cantiere
  • Alisson Rogerio Caetano Siqueira
  • Regina Luísa de Freitas Marino
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Resumo

A atenção pode ser compreendida enquanto conjunto de processos neurais que possibilitam a seleção adequada de informações do ambiente e que, por isso, orientam respostas adaptativas. Desse modo, seu estudo é necessário para a compreensão dos processos cognitivos e de como suas alterações se expressam por dificuldades adaptativas, tais como as observadas em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade. Dentro da área de avaliação neuropsicológica tradicional – utilizando lápis e papel – encontra-se uma maior variedade de instrumentos já padronizados para atenção principalmente para um público adulto tendo escasso material voltado para crianças. Portanto, o objetivo deste artigo foi avaliar a atenção concentrada e difusa, utilizando instrumentos tradicionais em papel ao longo do desenvolvimento de alunos no Ensino Fundamental I. Os instrumentos utilizados foram: Testes de atenção concentrada: AC, TECON-1 e TECON-2; e Testes de atenção difusa TEDIF-1 e TEDIF-3. Os resultados em todos os testes demonstram aumento significativo de acertos e pontos em função da escolaridade e estes resultados mostram-se relacionados com as fases do desenvolvimento infantil.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos