Intervenção neuropsicológica no desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças com TDAH: Estudo de caso

Autores

  • Carla Nunes Cantiere
  • Ana Paula Roim Micieli
  • Vera Rocha Reis Lellis
  • Alisson Rogerio Caetano de Siqueira
  • Regina Luísa de Freitas Marino
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Resumo

A intervenção neuropsicológica tem demonstrado eficácia na melhora das funções cognitivas e no aumento da qualidade de vida de pacientes com diferentes doenças que afetam o sistema nervoso. Este trabalho é um estudo exploratório que tem por objetivo, desenvolver, implementar e avaliar indicadores de melhora de um programa de intervenção neuropsicológica para treino de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva. Participou deste estudo um indivíduo com 8 anos, sem déficit intelectual e com indicadores comportamentais de desatenção e/ou hiperatividade. Foi realizado uma avaliação pré-intervenção, utilizando inventários de perfis comportamentais, testes de atenção voluntária, automática e temporal, função executiva e resistência à distração e velocidade de processamento cognitivo. Após a avaliação inicial, foram realizados 15 encontros com o participante, nos quais foram feitas atividades lúdicas. Ao final das intervenções, o participante foi reavaliado pelos mesmos instrumentos comportamentais e neuropsicológicos e os dados comparados aos da pré-avaliação. Em todas as sessões houve a participação de um observador que registrou a intervenção. Para tanto, utilizou-se um protocolo de observação para categorizar comportamentos alvos no TDAH. Foi possível observar melhora de diferentes tipos de indicadores comportamentais e cognitivos, o que pode refletir em termos do desenvolvimento quanto a inserção educacional e social do participante.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos