Satisfação do paciente na fisioterapia aquática

Autores

  • Cristiana Monteiro Telles
  • Marcela Soares Werneck
  • Mirna Sayuri Kanashiro
  • Douglas Martins Braga

Resumo

No serviço de Fisioterapia Aquática, inúmeros fatores podem influenciar a satisfação do paciente, dentre eles a interação paciente terapeuta, e a estrutura do ambiente. O objetivo deste artigo foi avaliar o grau de satisfação dos pacientes atendidos no setor de fisioterapia aquática. Para tal finalidade foi aplicado o questionário brasileiro, validado composto de questões referentes a satisfação dos pacientes com a fisioterapia. Responderam este instrumento 100 pacientes de diferentes patologias, foi observado que as opiniões entre os grupos adulto (GA) e infantil (GI) foram semelhantes, variando entre bom e ótimo (GA 87,5%, GI 79,5%). Em relação a satisfação geral com a fisioterapia apresentaram opiniões semelhantes em ambos os grupos (GI 76,8%, GA 72,7%). O GA (11,4%), julgou-se a conveniência da localização da instituição e a disponibilidade do estacionamento como péssimo, ambos os grupos recomendariam o serviço para familiares e amigos (GI 67,9%:GA 70,5%) e retornariam para tratamento fisioterapêutico no futuro (GI 30,4%; GA 22,7%). Neste estudo verificamos que neste centro de reabilitação o atendimento oferecido pelos fisioterapeutas se sobrepôs às condições físicas da instituição, bem como, conforto na sala de espera, localização e disponibilidade do estacionamento. Estes achados refletiram na satisfação do paciente em relação ao serviço de fisioterapia aquática. Palavras-chave: satisfação do paciente, hidroterapia, reabilitação.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos