Adaptação de um instrumento de escolha profissional: estudo de caso com um adolescente com Síndrome de Down

Autores

  • Gabriela Lamarca Luxo Martins
  • Natália Martins Dias
  • Lucas de Francisco Carvalho

Resumo

A escolha de carreira é uma decisão complexa na adolescência. A dificuldade neste processo pode ser potencializada na presença de deficiência intelectual (DI), como na Síndrome de Down (SD). Apesar da presença de DI em todos os casos de SD, há grande variabilidade nos comprometimentos cognitivos. Em alguns casos, indivíduos com SD podem ser capazes de exercer determinadas profissões. Neste estudo adaptou-se um instrumento para orientação profissional e o aplicou em um aluno com SD. O participante é um adolescente, sexo masculino, 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de São Paulo. Utilizou-se as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Desenho de Profissionais com Estórias (DP-E) e o Teste de escolha profissional para populações especiais (TEPPE), adaptado da Escala de Aconselhamento Profissional. O participante foi classificado como intelectualmente deficiente. O DP-E não foi eficaz para avaliação dos interesses profissionais, o que pode ser explicado pela DI, que limitou processos de abstração. Com o TEPPE foi possível delinear áreas de interesse, com maior frequência de respostas positivas em Entretenimento e Artes e comunicação. O TEPPE pode ser uma alternativa à orientação profissional de adolescentes com DI. Novos estudos devem ser conduzidos com o instrumento.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos