Estado da arte sobre inclusão escolar de alunos cm transtornos do espectro do autismo no Brasil

Autores

  • Juliana de Oliveira
  • Cristiane Silvestre de Paula

Resumo

A escolarização de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo-TEA representa um desafio, portanto estudos sobre inclusão escolar são relevantes. Os objetivos foram: (1) descrever como tem sido estruturado legalmente processo de inclusão escolar dos TEA no Brasil; (2) investigar o cenário atual da produção científica referente à inclusão destes indivíduos. O método constou de levantamento/análise dos textos que subsidiaram a implantação da proposta brasileira de Educação Especial e levantamento/análise dos estudos brasileiros referentes à escolarização dos TEA. Os principais resultados foram: (1) documentos legais preconizam que alunos com Necessidades Educacionais Especiais devem frequentar escolas regulares de qualidade e receber atendimento educacional especializado. (2) Foram identificados 5 estudos com dados empíricos brasileiros sobre inclusão escolar dos TEA; em geral apontam dificuldades na oferta de escolarização de qualidade. Pode-se concluir que há carência de estudos empíricos no Brasil que relatem a situação atual de inclusão dos TEA, sendo a maioria baseada em estudos de casos, insuficientes para generalizações.

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Publicado

19-03-2018

Como Citar

de Oliveira, J., & de Paula, C. S. (2018). Estado da arte sobre inclusão escolar de alunos cm transtornos do espectro do autismo no Brasil. Cadernos De Pós-Graduação Em Distúrbios Do Desenvolvimento, 12(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11223

Edição

Seção

Artigos