O uso do teste não-verbal leiter-r na avaliação de inteligência em distúrbios do desenvolvimento

Autores

  • Daniela Aguileira Moura Antonio
  • Tatiana Pontrelli Mecca
  • Elizeu Coutinho de Macedo

Resumo

Inteligência refere-se à capacidade do indivíduo de pensar abstratamente, resolver problemas e aprender com a experiência. Sua avaliação é de suma importância, pois estas habilidades estão relacionadas à funcionalidade do comportamento e adaptação ao ambiente, tais como a comunicação, socialização, atividades de vida diária, sucesso acadêmico e profissional. No entanto, avaliar inteligência em quadros de distúrbios do desenvolvimento a partir dos instrumentos disponíveis é um desafio, pois, em sua maioria, foram desenvolvidos sem considerar necessidades específicas dessa população. Este artigo teve por objetivo realizar um levantamento de estudos que utilizam o teste não-verbal Leiter-R na avaliação de habilidades cognitivas de pessoas com distúrbios do desenvolvimento. Verificou-se que o teste não-verbal Leiter-R tem sido usado em outros países para avaliar pessoas com diferentes tipos de deficiências. Além disso, observou-se que o teste apresenta características em sua padronização que possibilitam avaliar de maneira adequada e precisa, indivíduos com distúrbios do desenvolvimento.

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Publicado

19-03-2018

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Artigos