Grupo focal e análise de conteúdo como estratégia metodológica clínica-qualitativa em pesquisas nos distúrbios do desenvolvimento

Autores

  • João Roberto de Souza Silva
  • Silvana Maria Blascovi de Assis

Resumo

A dimensão interdisciplinar dos estudos em distúrbios do desenvolvimento permite aos pesquisadores pensarem e desenvolverem estratégias metodológicas específicas para tentar responder seus problemas de pesquisa e alcançar os objetivos de seus estudos. O presente artigo pretende discutir a técnica de grupo focal e análise de conteúdo como uma ferramenta para coleta e interpretação de dados em pesquisas clínico-qualitativas em distúrbios do desenvolvimento. A técnica de grupo focal possibilita o acolhimento do sujeito, devido à criação de um espaço para a expressão das angustias e ansiedades, esta aproximação valoriza os aspectos psicodinâmicos mobilizados na relação afetiva e direta com os participantes do estudo devido à escuta. Estes conteúdos latentes cheios de significados que organizam e estruturam o modo de vida das pessoas e suas relações com os objetos poderão ser categorizadas por meio da análise de conteúdo. Assim, outras reflexões de caráter metodológico acerca de instrumentos e forma de análise de dados se fazem necessária em busca de uma construção epistêmica forte para a pesquisa qualitativa.

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Publicado

19-03-2018

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Artigos