O processo de inclusão escolar e as funções expectativas e relatos verbais de pais e professores: um estudo de caso

Autores

  • Andréa Callonere
  • Maria Martha da Costa Hübner

Resumo

O propósito central deste trabalho, foi estudar as funções e expectativas de pais e professores de crianças com necessidades educacionais especiais incluídos na escola comum, e se as interações entre familiares e professores são facilitadoras do processo de inclusão. Para tanto foi realizada uma breve revisão teórica, sobre algumas dificuldades no processo de inclusão escolar, os quais foram analisados neste estudo em comparação com os dados coletados pelas autoras, em estudo anterior, correspondentes aos relatos verbais de pais, que frequentavam um grupo de pais de crianças com diferentes distúrbios do desenvolvimento e às observações em sala de aula e relatos verbais da mãe e da professora de uma criança incluída. O material anteriormente coletado pelas autoras foi categorizado, tabulado e interpretado pelo referencial da psicologia social, e neste estudo foi analisado comparativamente aos dados teóricos recentes sobre o tema e a confrontação entre os dados coletados e a literatura atual, apontam que os avanços, foram restritos.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos