Apresentação do instrumento de avaliação de memória para crianças e adolescentes: children's memory scale

Autores

  • Camila Cruz Rodrigues
  • Ellen Marise Lima

Resumo

Os diferentes sistemas de memória são importantes para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. A avaliação da memória torna-se necessária para a identificação dessas habilidades, assim como de dificuldades que as crianças possam apresentar. Mas, no Brasil, temos poucos instrumentos validados para avaliação clínica e em pesquisa. Um instrumento bastante utilizado na literatura internacional é a Children´s Memory Scale (CMS). A CMS é uma bateria que contempla a avaliação da memória verbal, visual, aprendizagem e atenção, tanto da memória operacional, memória de longo prazo, como reconhecimento. Ela tem sido utilizada para avaliação e investigação dos diferentes subsistemas de memória tanto em crianças com desenvolvimento típico como para a compreensão de características de diferentes distúrbios do desenvolvimento. Os processos de tradução e adaptação dessa bateria são fundamentais para que possamos estudar o desenvolvimento dos diferentes subsistemas de memória, atenção e aprendizagem nas crianças e adolescentes brasileiros por meio de um instrumento que conte com estudos psicométricos, possibilitando a identificação das habilidades de cada caso, a fim de estabelecer a intervenção adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-03-2018

Como Citar

Rodrigues, C. C., & Lima, E. M. (2018). Apresentação do instrumento de avaliação de memória para crianças e adolescentes: children’s memory scale. Cadernos De Pós-Graduação Em Distúrbios Do Desenvolvimento, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11194

Edição

Seção

Artigos