Dificuldade na aprendizagem escolar e história vincular a alunos: Um estudo de pessoas com deficiência visual e crianças que moram em abrigos

Autores

  • Tânia Medeiros Aciem

Resumo

Este trabalho buscou associar possibilidades e causas da dificuldade na aprendizagem escolar, ou seja, a apropriação do conhecimento, à história vincular dos alunos. Os primeiros vínculos dos indivíduos com os familiares estabelecem a base de suas relações pessoais, sendo de primordial importância as relações estabelecidas desde o nascimento, e, consequentemente, em toda sua história vincular. Os vínculos familiares podem ser positivos e contriburem de forma significativa para diversas aprendizagens da vida. Nesse processo, podem ocorrer vínculos insatisfatórios, que propiciam privações na constituição da personalidade, porém, os vínculos modificam-se e transformam-se com a passagem do tempo. Foram analisadas seis apreciações de vínculos, 3 de pessoas com deficiência visual e 3 de crianças abrigadas, com o objetivo de associar as possíveis causas para a não incidência da aprendizagem escolar  sua  história vincular.  um estudo qualitativo que procurou identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem decorrentes de pessoas que sofrem a privação física, no caso, do sentido da visão, como também, as que sofrem a privação do convívio familiar. O vínculo educativo, nestes estudos de casos, apresentou caminhos para transformar situações que incitam a apropriação do conhecimento. Porém, foi evidenciado que o vínculo no processo educativo requer estudos futuros, a fim de contribuir para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos