Estilos parentais e habilidades sociais em pais de crianças e adolescentes com síndrome de williams bauren

Autores

  • Maria Aparecida Fernandes Martin
  • Adriana de Fátima Ribeiro
  • Ana Yaemi Hayashiuchi
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Resumo

A Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é causada por uma deleção de múltiplos genes no braço longo do cromossomo 7 (região 7q11.23) e caracteriza-se por alterações cognitivas e comportamentais, sociabilidade excessiva, dificuldades de linguagem (com desempenho na linguagem expressiva melhor do que na receptiva) e déficit intelectual de graus variados. Considerando a relevância das relações familiares no desenvolvimento infantil típico e/ou atípico, este estudo teve como objetivo avaliar as práticas educativas parentais, as habilidades sociais e a qualidade de vida dos pais das crianças com SWB. Treze pais responderam os Inventários de Estilos Parentais (IEP) e de Habilidades Sociais (IHS), além do Instrumento abreviado de avaliação da Qualidade de Vida (WHOQOL bref). Foi possível observar que a maioria dos pais demonstrou uma prática de Monitoria Positiva adequada, entretanto outros demonstraram prática de Monitoria Positiva classificada como abaixo da média. Para a prática de Monitoria Negativa o grupo apresentou, predominantemente, um estilo parental de risco. Com relação aos índices de habilidades sociais, observou-se que quase metade dos participantes apresenta um repertório para as habilidades sociais abaixo da média. Assim corrobora-se a necessidade de um grupo de suporte familiar, treino de práticas parentais e habilidades sociais, visando melhorar os índices apresentados, através de um espaço de discussão e treinamento para lidar com as dificuldades encontradas no cotidiano.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos