A observação como procedimento de avaliação direta de comportamento de desatenção e hiperatividade no ambiente escolar.

Autores

  • Marcos Vinícius de Araújo
  • Mayra Fernanda Ferreira Seracemi
  • Mirella Martins de Castro Mariani
  • Solange de Freitas Branco Lima
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é descrito segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e grave do que o observado em outras crianças. A observação da criança em seu ambiente natural de aprendizagem é fundamental para compor um perfil comportamental da expressão de sinais de desatenção e hiperatividade junto com avaliações neuropsicológicas e relatos de pais e professores. Esse trabalho teve como objetivos desenvolver um protocolo de observação direta de comportamentos de desatenção e hiperatividade no ambiente escolar e avaliá-lo mediante cálculo do índice de concordância entre observadores. Foram identificadas classes de comportamentos que pudessem ser observadas no contexto escolar como Desatenção; Inquietação; Movimentação e Impulsividade. Verificou-se um alto índice de concordância no que diz respeito aos comportamentos de envolver-se em eventos alheios às atividades (81%), demorar a iniciar as tarefas escolares (97%) e mudar de postura (90%). O Protocolo se mostrou eficaz e útil para avaliação direta de comportamentos pré-estabelecidos quando se deseja avaliar sinais de desatenção e hiperatividade no ambiente escolar.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos