Protocolo de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para rastreamento de indicadores de desatenção e hiperatividade na síndrome de Williams- Beuren

Autores

  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Miriam Segin
  • Maria Aparecida Fernandes Martins
  • Vera Rocha Reis Lellis
  • Marcos Vinicius de Araújo
  • José Salomão Scwartzman
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Resumo

Os critérios clínicos para o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) estão estabelecidos no DSM-IV-TR. Os mesmos orientam a avaliação e possíveis estratégias de intervenções psiquiátricas e comportamentais. Uma avaliação diagnóstica deste transtorno é complexa, não só pelo caráter dimensional dos sintomas, mas também pela alta frequência de comorbidades psiquiátricas apresentadas pelos pacientes. O estudo de crianças com Síndromes genéticas como a Síndrome de Williams-Beuren se mostram um desafio para pesquisadores pela presença de dois transtornos: um primário que é a própria síndrome e outro que poderá se manifestar no decorrer do desenvolvimento da criança, neste caso o TDAH. O objetivo do presente estudo é apresentar um protocolo de avaliação clínica-neurológica, neuropsicológica e comportamental para rastreamento de indicadores de desatenção em crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren. Os instrumentos de avaliação utilizados são: avaliação clínica-neurológica, avaliação neuropsicológica de habilidades intelectuais, atenção por meio de testes tradicionais e computadorizados, controle executivo, além da avaliação do perfil comportamental e comportamentos do espectro autista. Espera-se que o presente protocolo possa identificar sinais de desatenção, hiperatividade e impulsividade em crianças e adolescentes com SWB e aumentar o conhecimento para o manejo adequado deste transtorno ainda na infância, como procedimentos de intervenção cognitivo-comportamentais, psicoeducacionais e pedagógicas.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos