Sinais de desatenção e hiperatividade na escola: análise dos relatos dos professores sobre suas expectativas e modos de lidar.

Autores

  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro
  • Márcia Eugenia Cerdeira
  • Ana Carolina Zanini Palaria
  • Marcos Vinícius de Araújo

Resumo

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição descrita pelo DSM-IV como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade mais frequente e severa do que em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Na esfera escolar, têm-se observado prejuzos acadêmicos e relacionais associados ao TDAH. Deste modo, esse trabalho tem como objetivo analisar, por meio dos relatos de 31 professores do ensino fundamental de duas escolas públicas na cidade de São Paulo, suas expectativas e seus possíveis modos de lidar com alunos com TDAH. A partir da análise de três encontros com esses professores foi possível identificar elementos que dificultam o manejo do trabalho com alunos com TDAH, por exemplo, o desconhecimento em relação ao transtorno, baixa comunicação entre os professores e destes com os pais. É possvel sugerir, que uma abordagem mais integrativa de conteúdos escolares que promova um sistema de ensino mais dinâmico, pode facilitar o aprendizado dos alunos com TDAH. Observou-se ao final desse trabalho uma apropriação da responsabilidade sobre o processo educacional e do desenvolvimento dos alunos com TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos