Indicadores de problemas de comportamento em crianças e adolescentes com síndrome de Williams: Dados preliminares.

Autores

  • Mayra Fernanda Ferreira Seraceni
  • Ana Yaemi Hayashiuchi
  • Solange de Freitas Branco Lima
  • Rafaela Cristina Rimério
  • Mirella Martins de Castro Mariani
  • Gisele da Silva Baraldi
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Resumo

Introdução: A Síndrome de Williams (SW) é uma aneusomia segmentar devido à deleção de múltiplos genes no braço longo do cromossomo 7 (região 7q11-23) associada a alterações comportamentais e cognitivas. Objetivo: identificar comportamentos agressivos, auto-agressivos e estereotipados e indicadores comportamentais de Transtorno Global do Desenvolvimento em crianças e adolescentes com SW. Método: a amostra foi composta por pais e responsáveis de 22 crianas e adolescentes com diagnóstico de SW, média de idade de 11,6 anos. Os pais responderam Inventário de Problemas de Comportamento BPI-01 e o Questionário de Comunicação Social-ASQ. Discussão e Resultados: O BPI indicou que os comportamentos mais emitidos são os de estereotipia e autoagressão. No ASQ cinco participantes classificaram na categoria de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e um autismo. Conclusão: Recomendam-se uso de programas de manejo comportamental direcionados a pais e professores destas e avaliações de maior acuidade para identificar conocorrência de SW e TGD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos