Protocolo de avaliação diagnóstica multidisciplinar da equipe de transtornos globais do desenvolvimento vinculado à pós-graduação em distúrbios do desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Autores

  • Renata de Lima Velloso
  • Alessandra Aronocich Vinic
  • Cinitia Perez Duarte
  • Maria Eloisa Famá Dantino
  • Decio Brunoni
  • José Salomão Schwartzman

Resumo

O objetivo é descrever os procedimentos realizados na equipe de pesquisa em Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) vinculado à pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi realizada descrição do protocolo de avaliação utilizado no grupo e resultados. São avaliados indivíduos com suspeita de TGD, é realizada: anamnese, avaliação neuropsicológica, fonoaudiológica, cognição social, exame físico e neurológico, rastreamento visual e pesquisas. A equipe emite uma conclusão diagnóstica, baseada nos critérios DSM-IV e CID-10. De junho de 2005 a dezembro de 2010 foram realizadas 126 avaliações: 31 indivíduos com diagnóstico de Transtorno Autista, 18 de Síndrome de Asperger, 14 de Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação, 25 de Transtorno Global do Desenvolvimento, 2 de Síndrome Semântico-Pragmática, 17 não se enquadraram nos TGD e 19 avaliações não foram concluídas. A equipe descrita realiza avaliações multidisciplinares e pesquisas, ressaltando a importância da abrangência de conhecimento nesta área e da possibilidade de intervenção precoce.

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Publicado

19-03-2018

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Seção

Artigos