Estudo sobre os alunos com necessidades educacionais especiais no sistema escolar de Barueri (SP): Uma ação interdiciplinar

Autores

  • Maria Eloisa Famá D' Antino
  • Alessandra Gotuzo Seabra
  • Cristiane Silvestre de Paula
  • Décio Brunoni
  • Geraldo Antonio Fiamenghi Júnior
  • José Salomão Scwartzman
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro
  • Marcos José da Silveira Mazzotta
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Roberta Monterazzo Cysneiros
  • Silvana Maria Blascovi de Assis
  • Sueli Galego de Carvalho

Resumo

O presente projeto, proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem por objetivo geral mapear o atendimento educacional especializado a crianças do município de Barueri e propor estratégias de intervenção interdisciplinar na área da Educação Especial. Espera-se que a proposta contribua com o melhoramento de políticas públicas direcionadas ao atendimento educacional especializado, no âmbito da educação infantil e do ensino fundamental do município, em conformidade com as Linhas de Pesquisa do Programa. Composto por 12 ações específicas e interrelacionadas, o projeto foi concebido numa perspectiva interdisciplinar, a partir de levantamento prévio de demandas da área da Educação Especial do referido Município, no decorrer de 2008. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados relativos a cada ação proposta serão avaliados e cruzados, a fim de que, em seu conjunto possam subsidiar as orientações a pais, professores, gestores e demais profissionais e contribuir com as políticas públicas direcionadas ao atendimento educacional especializado, no âmbito da educação infantil e do ensino fundamental do município. Como metas pontuais a serem alcançadas, são elencadas: Dissertações e teses; Publicação de artigos e livros; realização de cursos de extensão universitária, dentre outras.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos