Competência aritmética avaliada pela prova do Saresp e correlação com inteligência não-verbal: efeito da série escolar

Autores

  • Marcelo Carlos da Silva
  • Katherina Lukasova
  • Anna Carolina Cassiano Barbosa
  • Darlene Godoy
  • Riviane Bravo
  • Elizeu Coutinho de Macedo

Resumo

A compreensão e contagem dos números, o cálculo e a resolução de problemas apresentados verbalmente, são habilidades fundamentais para a competência aritmética e para a escolarização. O objetivo do presente estudo foi avaliar a competência aritmética dos alunos da 1a e 2a série do Ensino Fundamental, comparando as séries na prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP), verificando a existência de correlações entre esta prova e o teste de inteligência não-verbal R-1. Participaram do estudo 240 alunos da 1a e 2a série do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de São
Paulo. Foram conduzidos testes estatísticos inferenciais para comparação de desempenho entre as duas séries para as seguintes variáveis dependentes: Pontuação na Prova SARESP a partir de dois critérios diferentes de correção (Categoria de Respostas e de Contagem Acertos) e no Teste R-1. Resultados mostraram que crianças da 2ª série tenderam a obter desempenho melhor que aquelas da 1ª série, sendo observadas diferenças significativas na Prova de
Matemática do SARESP quando foi usado o número total de pontos obtidos. No entanto, não foram observadas diferenças nas duas séries quando o critério de correção adotado na prova SARESP foi o de categorias de respostas propostas pelos seus criadores. Foram observadas correlações positivas significativas entre os dois critérios de correção da SARESP com o desempenho no teste de inteligência não-verbal. Os tipos de erros cometidos na SARESP foram avaliados em função dos diferentes processos cognitivos envolvidos.

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Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos