Relação professores-alunos com dificuldades de aprendizagem e comportamento: história de mudanças

Autores

  • Carolina Paz Muñoz Najle
  • Geraldo A. Fiaenghi Júnior

Resumo

Os relacionamentos interpessoais não são fáceis e o relacionamento professor-aluno é um deles. Esta pesquisa demonstra como era o relacionamento dos professores com os alunos de uma sala com problemas de aprendizado, violência e indisciplina e como houve mudanças nesse relacionamento, a partir de alterações na forma pela qual os professores agiam e percebiam os
alunos. Foram realizadas entrevistas com os professores de uma classe de 1ª. Série do Ensino Médio, numa escola pública da cidade de São Paulo, a partir de uma experiência vivenciada por eles, de mudanças na maneira de atuar com os alunos. A partir das entrevistas, foram criadas categorias, nas quais foram expostos os principais pontos referentes a como a família e o adolescente agem em relação à escola, como era o relacionamento dos alunos com os professores,
as angústias e inseguranças destes, as propostas de mudança e os resultados de tais modificações para o relacionamento. Conclui-se que a escola deve estar atenta às mudanças dos jovens de hoje em dia, principalmente enfocando a formação do professor, além de uma escola que se proponha a ser reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-03-2018

Edição

Seção

Artigos