Concepções de professores de escolas públicas do ensino fundamental I da cidade de São Paulo em relação à inclusão de crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Marco Vinícius de Araújo
  • Natália Cristina Moraes
  • Natalia da Costa Paulina
  • Natália Truchen Razzino
  • Vivian Helen West
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é causada pela trissomia do cromossomo 21 e é a causa genética mais comum de deficiência intelectual. A identificação do padrão comportamental associado à desordem durante seu desenvolvimento tem contribuído para o avanço das pesquisas relacionadas à educação na SD uma vez que tem sido ressaltada na literatura a importância do conhecimento do profissional de educação sobre a SD em todos os seus aspectos, para a promoção de um aprendizado adequado a eles. O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar a visão dos professores em relação à inclusão de alunos com Síndrome de Down no ensino Fundamental I de escolas públicas regulares. A pesquisa foi realizada com 71 professores, das cinco regiões da cidade de São Paulo, que responderam a um questionário com 11 perguntas fechadas que investigaram: a experiência do professor frente à atuação com crianças com SD; o conhecimento e opiniões sobre a legislação de inclusão; e os relatos sobre a experiência ou perspectivas de atuação com crianças com SD. Foi feita uma análise descritiva das porcentagens de respostas. Pela análise dos dados foi possível verificar que a maioria dos professores defende o modelo de educação na perspectiva inclusiva para alunos com SD, embora destaquem um despreparo dos docentes para lidar com esta situação. Na concepção destes professores, o processo educacional de crianças com SD na perspectiva inclusiva traz ganhos significativos do ponto de vista da interação social e não gera impactos negativos nos outros alunos. Entretanto, é preciso considerar a avaliação do aprendizado efetivo destas crianças. Para obtenção deste aprendizado, é necessário: maior aproximação entre família e escola, investimento contínuo em formação docente, suporte técnico especializado que auxilie o professor no seu trabalho e uma avaliação contínua desse processo para garantir um aprendizado efetivo diante dos potenciais individuais.

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Publicado

15-03-2018

Edição

Seção

Artigos