Crianças com doenças crônicas falam sobre doença: uma pesquisa exploratória

Autores

  • Ana Paula Naomi Outsubo

Resumo

Entendermos o conceito de doença a partir do ponto de vista infantil é uma prioridade ao buscamos aprimorar a psicologia pediátrica e a humanização hospitalar, considerando-se que a criança é um ser peculiar e não um adulto em miniatura. Posicionando-se na perspectiva piagetiana, alguns autores defendem a idéia de que, assim como, cognitivamente, a criança passa por estágios que possuem suas características próprias, haveria diferenças marcantes na concepção de doença, derivadas destes. Outros pesquisadores se contrapõem a isso, sustentando que o entendimento das crianças sobre doença depende muito mais das informações a ela fornecidas, superando muitas vezes os limites impostos pelas fases de desenvolvimento.Buscando compreender como isso ocorre, esse trabalho teve como objetivo investigar o que crianças com doenças crônicas pensam sobre doença. Para isso, sendo essa pesquisa de caráter qualitativo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com crianças de quatro e oito anos em situação de atendimento hospitalar ambulatorial. Constatou-se que essas crianças são capazes de nomear seus sintomas e identificar o órgão prioritariamente afetado por sua condição, mas têm dificuldades na atribuição de causas de sua doença, tendendo a culpar-se por tal condição.

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Publicado

15-03-2018

Edição

Seção

Artigos