A relação e o estabelecimento de vínculo entre terapeuta e criança com atendimento em instituição e clínica particular

Autores

  • Ana Luiza Caltabiano Allegretti
  • Gislene Martim Philot
  • Izildinha Penha Rigonatti Patarro
  • Lígia Abram dos Santos
  • Regina Donnamaria Morais
  • Sílvia Cristina Rosas

Resumo

Este projeto de pesquisa foi elaborado a partir do nosso interesse em investigar a relação terapeuta-criança deficiente junto a profissionais que atuam em instituição e em clínica particular. Pautamo-nos na hipótese de que tal relação se estabelece de forma diferente entre profissionais que trabalham em clínicas particular. Nesta relação terapeuta-criança deficiente, acreditamos ser de suma importância o estabelecimento do vínculo terapêutico na evolução do tratamento de habilitação ou reabilitação da criança portadora de deficiência. Entende-se como vínculo terapêutico a interação recíproca entre terapeuta e paciente e os estabelecimento de uma relação interpessoal que favoreça de maneira positiva o desenvolvimento da terapia. 

Para fundamentar teoricamente este projeto, buscamos, na literatura, textos referentes a: conceituação de deficiências, entrevistas semi-estruturadas, análise quantitativa dos dados e vínculos terapêuticos. 

A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas na qual o entrevistador seguiu um roteiro de oito questões abertas. Os resultados obtidos foram analisados e ilustrados através de gráficos, em sua forma quantitativa. 

Os sujeitos da pesquisa foram seis especialistas no antedimento às crianças portadoras de deficiências, que desenvolvem atividades terapêuticas nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia e que contavam com uma experiência profissional de no mínimo 20 meses.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-03-2018

Edição

Seção

Artigos