O Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo no Final do Furso: uma Reflexão Propositiva para os Trabalhos Finais de Graduação

Autores

  • Sergio Moacir Marques Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UniRitter - FAU/UniRitter Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FA/UFRGS http://orcid.org/0000-0003-0355-7923

Palavras-chave:

Projeto, Tranalho Final de Graduação

Resumo

Considerações sobre aspectos fundamentais do ensino do projeto de arquitetura e urbanismo no Trabalho Final de Graduação dos cursos de arquitetura e urbanismo brasileiros e latino americanos, visando reflexão e preposição de diretrizes eventualmente referenciais tanto para a organização acadêmica da atividade, por parte do corpo docente e instituições, quanto para a realização do trabalho, por parte dos discentes, tendo em vista a excelência. Material sintetizado a partir de experiências didáticas compreendidas entre 1996 e 2015,em quase vinte anos de existência do Núcleo de Projetos da FAU UniRitter, laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão da área de Projetos, onde está sediada a atividade Trabalho Final de Graduação. A partir de pesquisa acadêmica em elaboração no programa strictu sensu da instituição, o presente artigo visa expôr o foco e o contexto abordado bem como balisar o marco conceitual a ser contemporizado com outras experiencias concorrentes  com o aperfeiçoamento do ensino do projeto de Arquitetura e Urbanismo no final do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Moacir Marques, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UniRitter - FAU/UniRitter Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FA/UFRGS

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UniRitter, 1984). Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura (PROPAR/UFRGS,1999, Orient. Dr. Elvan Silva). Doutor em Arquitetura Moderna Brasileira, (PROPAR/ UFRGS, Orient. Carlos E. D. Comas - Laboratório de la Forma Moderna ETSAB/ UPC, orient. Hélio Piñon, 2012), Prêmio CAPES de Tese, 2013. Realizou cursos de especialização e estágios de complemento à especialização em Arquitetura Habitacional (PROPAR/UFRGS, 1985), Arquitetura e Meio-Ambiente (GRECO/ENSA, Toulouse, 1991), Ensino do Projeto Arquitetônico (EA/UM, Montreal, 2000). Atualmente é professor titular da graduação, pós graduação, corpo permanente do PPGAU UniRitter/Mackenzie, pesquisador e coordenador do Núcleo de Projetos da FAU/UniRitter; professor adjunto da FA/UFRGS; coordenador do DOCOMOMO - Núcleo RS para o Biênio 2008/2009 e vice-coordenador para 2010/2011 e 2012/2013. É autor e organizador de livros, artigos e projetos publicados em periódicos do Brasil, Argentina, Uruguai, México, Espanha, Portugal e Coréia do Sul. Sócio do MooMAA - Moojen & Marques Arquitetos Associados (desde 1987) com projetos premiados e publicados no Brasil e exterior, atua na área de projetos de arquitetura, urbanismo e comunicação visual. Temas de interesse acadêmico: Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura Moderna, Arquitetura Contemporânea, Arquitetura Latino-Americana.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

MARQUES, S. M. O Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo no Final do Furso: uma Reflexão Propositiva para os Trabalhos Finais de Graduação. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 17, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2016.2%20Marques. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Sobre Projeto