O uso de vídeos de experimentos químicos como recurso didático para professores de química do ensino médio

Autores

  • Ricardo Augusto Marques da Costa Centro Universitário Padre Anchieta (Unianchieta)
  • Patricia Bento da Silva Instituto de Química de Araraquara (Unesp) Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (Unesp)

Resumo

O vídeo pode ser um recurso metodológico para a visualização de experimentos laboratoriais quando há falta de espaço físico na escola, ou número elevado de alunos por sala e experimentos que requerem reagentes caros ou perigosos, dentre outros. Este trabalho constata a opinião dos alunos a respeito do uso do vídeo, em vez da realização de sua prática. Por meio da comparação de opiniões de estudantes de duas turmas da 1ª série de Ensino Médio, de um colégio de São Paulo, concluiu-se que os alunos preferem realizar o experimento em laboratório a assisti-lo em vídeo, havendo um ótimo envolvimento dos estudantes na aula. O vídeo mostrou-se uma boa forma de expor um experimento, gerando resultados de aprendizagem expressivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-26

Como Citar

Marques da Costa, R. A., & Bento da Silva, P. (2015). O uso de vídeos de experimentos químicos como recurso didático para professores de química do ensino médio. Revista Trilha Digital, 2(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8208

Edição

Seção

Artigos