O uso de vídeos de experimentos químicos como recurso didático para professores de química do ensino médio
Resumo
O vídeo pode ser um recurso metodológico para a visualização de experimentos laboratoriais quando há falta de espaço físico na escola, ou número elevado de alunos por sala e experimentos que requerem reagentes caros ou perigosos, dentre outros. Este trabalho constata a opinião dos alunos a respeito do uso do vídeo, em vez da realização de sua prática. Por meio da comparação de opiniões de estudantes de duas turmas da 1ª série de Ensino Médio, de um colégio de São Paulo, concluiu-se que os alunos preferem realizar o experimento em laboratório a assisti-lo em vídeo, havendo um ótimo envolvimento dos estudantes na aula. O vídeo mostrou-se uma boa forma de expor um experimento, gerando resultados de aprendizagem expressivos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à Revista "Trilha Digital". As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista "Trilha Digital" mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à Revista "Trilha Digital" (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a Revista "Trilha Digital" endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio dessa licença, fica explicito que o autor não pode usar o artigo para fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo.
4. A Revista "Trilha Digital" poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na Revista "Trilha Digital" (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.