Arquitetura da informação, design instrucional, representação e desenvolvimento de recursos educacionais abertos em hipertexto no ensino médio

Robinson Mascarenhas Almeida, Marcos Luiz Mucheroni

Resumo


Este estudo propõe o desenvolvimento teórico-prático de recursos educacionais abertos (REA’s) em hipertexto didático com bloco de conteúdo de “matemática” e tema transversal “pluralidade cultural” no ensino médio, sendo o hipertexto disposto em colunas de palavras-chaves (paratexto) representando o conteúdo (texto principal) produzido pelo educador e pelo educando com a utilização de métodos e instrumentais de áreas de informação e comunicação, tecnologia, educação e cultura (arquitetura da informação, design instrucional, teorias/práticas pedagógicas, tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, biblioteconomia e ação cultural), atendendo-se aos princípios e ao ciclo de vida de REA’s e ao ciclo informacional e de ensino–aprendizagem centrados no aluno, em uma ecologia da informação para REA’s.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Presbiteriana Mackenzie