A funcionalidade de softwares leitores de tela a partir de uma webquest interdisciplinar

Adriana da Paixão Santos, Carmem Virgínia Moraes da Silva

Resumo


Este trabalho pretendeu investigar a funcionalidade de softwares, especificamente os leitores de tela, por alunos cegos, a partir da utilização de uma WebQuest interdisciplinar, com base nos fundamentos da Acessibilidade Digital, que é a capacidade de um produto ser flexível o suficiente para atender às necessidades e preferências do maior número possível de pessoas, além de ser compatível com tecnologias assistivas usadas por pessoas com necessidades especiais. O corpus da pesquisa constituiu-se em quatro alunos cegos matriculados em séries diferentes no Colégio Antônio Vieira, Segmento de Educação de Jovens e Adultos (Ejacav), localizado na cidade de Salvador – Bahia. Os resultados encontrados apontam a dificuldade desses alunos para encontrar um programa leitor de tela que satisfaça plenamente suas necessidades acadêmicas, proporcionando-lhes pleno acesso aos conteúdos digitais a eles apresentados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Presbiteriana Mackenzie