Inovação Social: Em Direção a um Novo Paradigma De Inovação

Jürgen Howaldt, Dmitri Domanski, Christoph Kaletka

Resumo


Objetivo: Perante o cenário de paradoxos claros e a confusão em políticas de inovação vigentes, os contornos de um novo paradigma de inovação, como elaborado neste trabalho, estão se tornando visíveis, permitindo à inovação social crescer em importância.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: No entanto, as pesquisas sobre inovação ainda possuem lacunas a respeito de uma análise sustentada e sistemática sobre inovação social, suas teorias, características e impactos. O objetivo deste trabalho é focalizar, sob um enfoque teórico, o conceito de inovação social como uma condição prévia para uma teoria integrada da inovação sócio tecnológica na qual a inovação social é mais do que um apêndice da inovação tecnológica.

Principais aspectos metodológicos: O artigo apresenta os primeiros resultados empíricos do projeto de investigação global "SI-DRIVE: Social Innovation – Driving Force of Social Change” e introduz os principais achados de um mapeamento global de iniciativas de inovação social. Esse mapeamento quantitativo baseia-se em 1.005 iniciativas de inovação social.

Síntese dos principais resultados: O mapeamento sublinha a ampla gama de atores envolvidos nas iniciativas mapeadas e, desse modo, confirma a necessidade de um conceito cross setorial de inovação social. Revela uma alta diversidade de necessidades sociais e desafios societais, dirigidos pelas iniciativas, bem como uma alta dependência de redes. Os resultados também mostram que 90% das iniciativas estão em crescimento.

Principais considerações/ conclusões: Finalmente, com base nestes resultados empíricos, mediante à utilização da teoria social de Gabriel Tarde, nos permite ampliar a perspectiva que foi elaborada para inovações econômicas e tecnológicas por Schumpeter e, posteriormente, pela Sociologia da tecnologia, visando incluir inovações sociais em toda a sua diversidade.


Palavras-chave


Inovação social. Novo paradigma de inovação. Mudança social. Mapeamento global. Gabriel Tarde.

Texto completo:

PDF (English)