Capacidades tecnológicas e estratégia empresarial: evidências em nível de empresa da indústria de telefonia fixa no Brasil

Autores

  • Maria Fatima Bellinghini Fundação Getúlio Vargas
  • Paulo N. Figueiredo Fundação Getúlio Vargas

Resumo

Estudos sobre estratégia empresarial, em especial os desenvolvidos a partir dos anos 1990, têm dado especial ênfase aos aspectos de capacidades tecnológicas e inovação como fontes de vantagens competitivas. Essa abordagem, no entanto, ainda é escassa na literatura, em especial nos países localizados em economias em desenvolvimento. À luz de modelos desenvolvidos na literatura internacional, este trabalho apresenta evidências empíricas de estratégia empresarial, com base no desenvolvimento de capacidades tecnológicas para garantir vantagem competitiva. E está baseado numa pesquisa realizada em uma empresa prestadora de serviços de telefonia fixa no Brasil: a Telemar Norte Leste, no período pós-privatização, entre 1998 e 2002. Esforços deliberados da empresa, para uma consistente acumulação tecnológica interna, tiveram um papel crucial no incremento da sua performance competitiva. Portanto, a abordagem para estratégia empresarial baseada em capacidades tecnológicas contribui para explicar, em grande parte, o aprimoramento da performance da empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Capacidade tecnológica; Estratégia empresarial; Performance corporativa; Telefonia fixa; Países em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fatima Bellinghini, Fundação Getúlio Vargas

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV).

Paulo N. Figueiredo, Fundação Getúlio Vargas

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV).

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação