Avaliação da escala Consumer Style Inventory (CSI) no contexto brasileiro

Autores

  • Cristiane Pizzutti dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Von Der Heyde Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste estudo é a avaliação, no contexto brasileiro, da escala Consumer Style Inventory (CSI), desenvolvida por Sproles e Kendall (1986), que investiga os estilos de tomada de decisão dos consumidores. A presente pesquisa tem como foco os jovens, uma vez que poucos estudos têm investigado a tomada de decisão desta população, apesar de as experiências vivenciadas na adolescência influenciarem o comportamento dos indivíduos durante sua vida adulta e do fato de os adolescentes serem cada vez mais responsáveis por suas decisões de consumo e influenciarem fortemente as decisões familiares. Desta forma, a partir de um survey com 464 adolescentes, a escala foi avaliada, purificada e validada. Primeiramente, por meio de verificações da validade de conteúdo. Após, a amostra foi dividida aleatoriamente em duas: a primeira serviu à purificação das medidas e a segunda, à validação do modelo de mensuração. Os resultados indicam, de modo geral, um agrupamento bastante similar ao do estudo inicial e a confiabilidade e validade do instrumento no ambiente testado, com pequenas adaptações necessárias – um item de cada um dos seguintes estilos: orientados pela moda, pela marca, hedônico, e dois itens do estilo impulsivo revelaram fraca diferenciação entre os fatores, fraca identificação com seus respectivos estilos ou, ainda, indicaram melhoria significativa do modelo de medidas ao serem retirados, justificando a sua exclusão.

PALAVRAS-CHAVE: Estilos de tomada de decisão; Adolescentes; Avaliação de escala; Taxonomia; Padrões de comportamento do consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Pizzutti dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001, com realização de doutorado sanduíche em 1999, na Case Western Reserve University, em Cleveland, EUA. Professora de Marketing na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autora em revistas e eventos nacionais e internacionais

Daniel Von Der Heyde Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. Mestrando em Marketing do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autor em revistas e eventos nacionais e internacionais

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação