Significações culturais: um estudo de caso da UFMG Consultoria Júnior

Autores

  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura organizacional; análise de conteúdo; metáforas; empresa júnior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto do CAD/FACE/UFMG. Doutor em Administração pelo Cepead/UFMG. Membro do Grupo de Estudos Avançados em Gestão Internacional (GGI). Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Ciências Econômicas

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Turismo pelo Departamento de Geografia do Instituto de Geo-Ciências/IGC/UFMG. Membro do Grupo de Estudos Avançados em Gestão Internacional (GGI). Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Ciências Econômicas.

Publicado

2008-07-24

Edição

Seção

Apresentação