Significações culturais: um estudo de caso da UFMG Consultoria Júnior
Resumo
Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura organizacional; análise de conteúdo; metáforas; empresa júnior.
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