Marketing Vivencial: o caso de eventos musicais no shopping

Autores

  • Ana Akemi Ikeda Universidade de São Paulo
  • Edson Crescitelli Universidade de São Paulo
  • Rogério Miola Fundação Armando Álvares Penteado

Resumo

À medida que o mercado de shopping centers vem crescendo no Brasil e tornando-se cada vez mais competitivo, gerar fluxo de freqüentadores torna-se uma tarefa, cada vez mais, desafiadora. Diante deste cenário, o objetivo neste artigo é estudar a experiência proporcionada por eventos musicais em shopping. Para isso, além de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, foi analisado um projeto de shows musicais realizado pelo Shopping Anália Franco, em São Paulo, que visava a melhorar a atração de visitantes, permanência do público no local e impacto nas vendas. O trabalho foi complementado com uma pesquisa de campo com os freqüentadores dos shows musicais. Os resultados mostraram que esse tipo de experiência pode beneficiar o estabelecimento em termos de maior simpatia e satisfação do público, melhoria de imagem, atração de novos consumidores, aumento do fluxo de visitantes e do volume de vendas.

PALAVRAS-CHAVE: Shopping center; entretenimento; marketing vivencial; eventos.

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Biografia do Autor

Ana Akemi Ikeda, Universidade de São Paulo

Professora livre-docente do Departamento de Administração da FEA/USP. Vice-coordenadora do MBA Marketing da FIA (Fundação Instituto de Administração).

Edson Crescitelli, Universidade de São Paulo

Professor doutor da FEA/USP.

Rogério Miola, Fundação Armando Álvares Penteado

Professor de marketing da FAAP (Fundação Álvares Penteado) e FIA (Fundação Instituto de Administração), mestre em administração pela PUC/SP, gerente de marketing do Shopping Anália Franco.

Publicado

2008-07-24

Edição

Seção

Apresentação