A cultura organizacional do restaurante Chalé da Praça XV em Porto Alegre: espaços e tempos sendo revelados
Palavras-chave:
Cultura organizacional, representações sociais, espaço, tempo.Resumo
Este estudo busca desvendar aspectos da cultura organizacional de um restaurante, ponto turístico da cidade de Porto Alegre, compreendendo sua dimensão simbólica através das representações sociais que circulam em seu ambiente, notadamente, no que tange às categorias espaço e tempo. Em virtude da complexidade do tema, foram utilizados aportes teóricos da Antropologia e de outras Ciências Humanas. O Chalé da Praça XV é um patrimônio histórico da cidade; localiza-se no centro histórico da capital gaúcha, espaço antigo, anteriormente valorizado pela população e hoje um tanto degradado sob vários aspectos. O método etnográfico foi utilizado na identificação das representações que circulam nesse espaço, em idas a campo realizadas entre fevereiro e maio de 2008. Foram identificadas as representações de tempo e espaço elaboradas por clientes e funcionários do restaurante e desvendadas as homogeneidades e as heterogeneidades de sua cultura organizacional. As categorias de análise estabelecidas evidenciam as heterogeneidades presentes em seu espaço, enquanto lugar antropológico. Por fim, colocam-se algumas alternativas para que se pense a gestão do estabelecimento, considerando, entre outros aspectos, seu potencial turístico insuficientemente explorado.
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