A cultura organizacional do restaurante Chalé da Praça XV em Porto Alegre: espaços e tempos sendo revelados

Autores

  • Letícia Dias Fantinel Universidade Federal da Bahia
  • Neusa Rolita Cavedon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cultura organizacional, representações sociais, espaço, tempo.

Resumo

Este estudo busca desvendar aspectos da cultura organizacional de um restaurante, ponto turístico da cidade de Porto Alegre, compreendendo sua dimensão simbólica através das representações sociais que circulam em seu ambiente, notadamente, no que tange às categorias espaço e tempo. Em virtude da complexidade do tema, foram utilizados aportes teóricos da Antropologia e de outras Ciências Humanas. O Chalé da Praça XV é um patrimônio histórico da cidade; localiza-se no centro histórico da capital gaúcha, espaço antigo, anteriormente valorizado pela população e hoje um tanto degradado sob vários aspectos. O método etnográfico foi utilizado na identificação das representações que circulam nesse espaço, em idas a campo realizadas entre fevereiro e maio de 2008. Foram identificadas as representações de tempo e espaço elaboradas por clientes e funcionários do restaurante e desvendadas as homogeneidades e as heterogeneidades de sua cultura organizacional. As categorias de análise estabelecidas evidenciam as heterogeneidades presentes em seu espaço, enquanto lugar antropológico. Por fim, colocam-se algumas alternativas para que se pense a gestão do estabelecimento, considerando, entre outros aspectos, seu potencial turístico insuficientemente explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Dias Fantinel, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Administração do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Neusa Rolita Cavedon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2009-11-02

Edição

Seção

Gestão Humana e Social