Bem-Estar Psicológico e Sofrimento Psicológico para Professores no Brasil e no Canadá
Palavras-chave:
Saúde Mental. Viés da Conformidade. Eventos Marcantes. Recursos Humanos. Faculdade.Resumo
Saúde mental, um importante objeto de pesquisa em Psicologia, bem como Psicologia Social, pode ser determinado pela relação entre o bem-estar psicológico e sofrimento psíquico. Neste contexto, buscamos entender: Como se compara a saúde mental de professores que trabalham em universidades públicas em um país emergente como o Brasil com a saúde mental de professores que trabalham em um país desenvolvido como o Canadá? Quais são as principais diferenças nos indicadores de saúde mental no domínio do trabalho? Este trabalho avalia o bem-estar psicológico e sofrimento psicológico para os professores que trabalham nestes dois países e testa suas diferenças. A amostra é constituída por 354 professores brasileiros e 317 professores canadenses. Os dados foram coletados através de um questionário online visando acessar os seguintes indicadores de Saúde Mental: ansiedade, depressão, perda de controle, afetividade geral positiva e laços emocionais. Os componentes do sofrimento psicológico e do bem-estar psicológico foram comparados para analisar suas relações. Além disso, comparamos estes componentes com o indicador de Equilíbrio Vida-Trabalho. As análises de confiabilidade demonstraram que todos os componentes testados são consistentes para avaliar de Saúde Mental. Há pequenas diferenças de médias entre professores brasileiros e canadenses em todos os cinco componentes da Saúde Mental, mas estas diferenças não são estatisticamente significativas. A diferença de médias para Equilíbrio Vida-Trabalho, sexo, idade e Viés de Conformidade são estatisticamente diferentes, embora o tamanho do efeito dessas diferenças seja pequeno. A análise de regressão linear, passo a passo, controlada pelos eventos marcantes, mostrou que a afetividade geral positiva, a ansiedade e os laços emocionais prevêem 31,5% dos escores de equilíbrio vida-trabalho. Além disso, observou-se que os professores brasileiros encontram mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional do que os seus colegas canadenses. Promover a saúde mental é um desafio para a gestão pública, assim, gestores públicos e organizações governamentais podem se beneficiar dos estudos da Psicologia Social para melhorar o desempenho no trabalho e a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, bem como ajudar os funcionários a melhorar sua vida pessoal e profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.